Estou lendo O jeito Warren Buffet de investir de Robert G. Hagstrom. E o jeito dele realmente funcionou muito bem para sua famosa Berkshire Hathaway. Afinal, hoje ele é considerado o maior investidor do mundo e a terceira maior fortuna do planeta.A principal lição do livro, que é repetida como um mantra é: compre ações a preços atrativos. Parece muito óbvio, não? E é muito óbvio. A máxima do mercado diz que tenho que comprar na baixa e vender na alta. Nâo precisa ser gênio para deduzir isso.
O problema é saber quando os preços estão realmente atrativos e essa pechincha não se tornará um mico. E aí, o livro se aprofunda na laboriosa tarefa de analisar as empresas. Em 1993 em um programa de TV perguntarem a Buffet qual o conselho de investimento ele daria. Ele disse: “aprenda sobre cada empresa dos Estados Unidos que negociam ações.” O apresentador protestou: “ mas são 27 mil.” “Bem”, disse Buffet, “comece pela letra A.”
Mas, o pequeno investidor pode retirar boas lições do livro de Robert G. Hagstrom, este também um renomado administrador de carteiras. Uma delas é a necessidade de estudar o mercado antes de se aventurar. O simples acompanhamento das oscilações de um certo ativo já faz parte desse estudo. Nisso a análise gráfica nos ajuda. Ela mostra o posicionamento de uma certa ação em um espaço de tempo.
Outra lição é conhecer bem a empresa em que vocêr vai investir. Quando Warren Buffet compra ações, ele investe é milhões ou bilhões de doláres em uma tacada só. Bem diferente dos meus míseros tostões. Em 1988, ele começou a comprar ações da Coca-Cola e chegou a ter 7% das ações da empresa a um custo de US$ 1.02 bilhão. Elas chegaram a valer mais de US$ 8 bilhões.
Os critérios do milionário das finanças são: o negócio, a administração, o financeiro e valor. Ou seja, se negócio é bom, os administradores são competentes, inteligentes e honestos, se as contas estão equilibradas e as ações estão com um bom preço, então chegou a hora.
Seguindo esses critérios, vemos muitas empresas com boas oportunidades de compras na bolsa. Temos no momento, empresa top de linha, bem administrada, com um bom negócio, que bate recordes de faturamento e lucro ano após ano e que em apenas 6 meses o preço da ação caiu quase 30%. Mas qual será o preço justo da empresa? Bom, aí o papo esquenta.
Sempre penso que em momentos de quedas agudas como esta na Bovespa, em que só este ano já caiu mais de 15%, é hora de aproveitar oportunidades. Mas nunca se esquecendo que o investimento em renda variável é de risco e focado no longo prazo.
E que tal dar uma lida no livro O jeito Warren Buffet de investir? Ele é tranquilo e fácil de entender. Uma leitura agradável e muito interessante.
E eu não vou indicar nenhuma ação. Se tivesse bola de cristal iria ficar mais rico que Warren Buffet. Depois indico, o sujeito investe e a ação cai mais ainda, vai ter gente querendo me processar ou até mesmo dar uma surra. Estudem. Ou então coloquem em um bom fundo. Lá terá gente preparada para investir seu dinheiro.Ah, e não se esqueçam de responder ao questionário de perfil de investidor.

Nenhum comentário:
Postar um comentário